Produtivo como você pode ser mais?

O profissional produtivo exige organização e disciplina…

A produtividade de cada profissional vale muito para que a empresa continue crescendo. Alguns profissionais tentam melhorar seu desempenho, principalmente trabalhando por mais horas além do expediente.

Mas, saiba que trabalhar além do horário não significa ser mais produtivo. A eficácia do seu trabalho é notada quando você consegue realizar todas as atividades dentro do tempo proposto. Veja alguns hábitos de profissionais eficientes.

  • Fazer mais com menos

Aprenda a otimizar o seu tempo para não trabalhar além do necessário. Há tempo e lugar para tudo, portanto seja disciplinado. Além disso, trabalhar em excesso não só é improdutivo, como pode ser até prejudicial e ficamos mais propensos a cometer erros quando estamos cansados.

  • Organizar a agenda

A eficiência do seu trabalho está ligada diretamente à maneira como você organiza a sua agenda. Independentemente de ser física ou eletrônica, é importante que você distribua as tarefas ao longo dos dias em que vai trabalhar. Um sistema de gerenciamento também pode ajudar nesse processo.

  • Estabelecer prioridades

Agora que você tem todas as tarefas organizadas na agenda, defina quais são as suas prioridades. Divida essas atividades entre as que devem ser privilegiadas e as menos importantes, ou classifique-as como urgentes e não urgentes.

  • Definir metas

Para cada objetivo ou meta, é necessário que você se organize para alcançá-lo. O aumento da carteira de clientes depende de metas comerciais. A fidelização dos clientes e o ganho da produtividade podem ser conquistados por meio de inovações tecnológicas. Já um upgrade na carreira – para se tornar um consultor de negócios, por exemplo – depende da ampliação do seu leque de serviços e do estreitamento do seu relacionamento com os clientes. Estabeleça as suas metas e não se desvie do foco. Você pode, inclusive, definir suas metas de como ser mais produtivo!

  • Começar e terminar uma tarefa

Não tente fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, pois isso desvia o seu foco e diminui o seu poder de concentração. Quando você se dedica a uma só tarefa, consegue realizá-la com mais rapidez e com menos chances de errar. Se as interrupções forem urgentes, tudo bem. Se não forem urgentes, anote na sua agenda e as encaixe no seu cronograma.

  • Descentralizar a execução das tarefas

Quando você descentraliza a execução das tarefas e as delega para os demais colaboradores da equipe, você tem ganhos em duas frentes: tempo para se dedicar às suas atividades e motivação da equipe, que se sente verdadeiramente valorizada. Ao delegar os afazeres, especifique os resultados desejados e as expectativas, dando toda a orientação necessária para que eles sejam bem executados.

  • Não procrastinar

Os profissionais muito eficientes não procrastinam. Ganhe tempo não deixando para amanhã o que pode ser feito hoje. As tarefas que possuem prazos podem ser organizadas em sub tarefas, para que você consiga fazer um pouco a cada dia. Isso possibilita trabalhar nas urgências e demais atividades que precisam ser realizadas.

  • Fazer reuniões objetivas

A maioria dos profissionais detesta participar de reuniões, pois elas comumente são chatas, improdutivas, cansativas e desnecessárias. Toda reunião precisa de um planejamento prévio para tornar esses momentos eficazes. Priorize a objetividade das reuniões e não se atrase.

Fonte: Sage Negócios

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